Sobre o município
O município de Carneirinho
Carneirinho é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Frutal. Sua população estimada em 2016 era de 10.030 habitantes segundo o IBGE. A área é de 2063,315 km² e a densidade demográfica, de 4,59 hab/km².
Situado na confluência dos rios Grande e Paranaíba, no extremo oeste do estado, o município tem limites com Itajá (GO) a norte, Limeira do Oeste (MG) a nordeste, Iturama (MG) a leste, Populina, Mesópolis e Santa Albertina a sudeste, Santa Rita d'Oeste e Santa Clara d'Oeste (estas cinco em São Paulo) a sul e Aparecida do Taboado e Paranaíba (no Mato Grosso do Sul) a oeste.
Composto por Carneirinho (sede) e pelos distritos de Fátima do Pontal, Estrela da Barra, São Sebastião do Pontal, o município ainda conta com as vilas Gracilândia e Aparecida do Paranaíba.
Em sua malha viária, o município é cortado pela BR 497 a qual liga-o aos municípios de Iturama (MG) e Paranaíba(MS), além de estradas municipais como a liga-o ao Município de Limeira d'Oeste e as ligam a sede aos distritos. Existem também portos hidroviários ativos que ligam o distrito de Estrela da Barra ao Município de Santa Albertina(SP) e o distrito de Fátima do Pontal ao Município de Santa Clara d'Oeste(SP).
O solo do município é predominantemente Latossolo Vermelho Amarelo, com textura média. As vegetações predominantes são, o cerrado de cultivo e mata atlântica de planalto.
O relevo é 30% plano, 69% ondulado e 1% montanhoso. O local de máxima altitude do município localiza-se na Parada do Angico é fica a 507 metros acima do nível do mar. Já o local de mínima altitude localiza-se na Fazenda Barreiro a é fica a 321 metros acima do nível do mar.
Na economia o município se destaca na pecurária de corte e leite, e na produção de açúcar e bioeletricidade.
Símbolos Municipais
Bandeira
Instituída como símbolo municipal pelo artigo 12 da Lei Orgânica de Carneirinho, tem suas dimensões especificadas pelo artigo 1º da Lei 13/1993. Trecho da lei que institui a bandeira:
Fica criada a Bandeira de Município de Carneirinho, com as seguintes características: Um retângulo, medindo 1,40 m. x 2,00 m., com listas horizontais, nas seguintes cores: na parte inferior, verde, com 2,00 m. de comprimento e 0,40 m. de largura; logo acima, branca, com 2,00 m. de comprimento e 0,06 m. de largura; em seguida, azul, com 2,00 de comprimento e 0,20 m. de largura; mais acima, branca, com 2,00 m. de comprimento e 0,06 m. de largura; continuando, amarela, com 2,00 m. de comprimento e 0,10 m. de largura; por fim, branca, com 2,00 m. de comprimento e 0,58 m. de largura. Sobre as listas um triângulo equilátero, com 0,90 cm de base e 0,80 cm. de altura, na cor vermelha, tendo ao centro o brasão do Município, em tamanho proporcional ao triângulo.
Brasão
Instituído como símbolo municipal pelo artigo 12 da Lei Orgânica de Carneirinho, tem as dimensões especificadas pelo artigo 2º da Lei 13/1993. Trecho da lei que institui o brasão:
ARTIGO 2º.: Fica instituído, também, o Brasão do Município, de acordo com a seguinte descrição explicativa: Escudo repartido em cinco partes: no lado direito, na parte inferior, a maior riqueza do Município, o gado vacum; representado por uma cabeça de boi nelore, branco, com fundo vermelho; ao centro, um vale verde, circundado por águas azuis, com barco a vela com as seguintes iniciais: RG e RP, significando as confluências dos rios Grande e Paranaíba, formando o Rio Paraná; acima, outra atividade do Município, o algodão na cor branca representado por uma pluma, tendo ao fundo a cor cinza; no lado esquerdo na parte inferior um campo lavrado por uma charrua, na cor amarela/marron, com o céu azul, representando todas as atividades agrícolas do Município; acima, a cabeça de um carneiro branco, homônimo da cidade, com fundo vermelho. Sobre o escudo, uma coroa murral, na cor cinza, com três torres (brasão da cidade). No centro da torre uma pomba branca significando a graça alcançada pela emancipação. Enfeites laterais: do lado direito, um pé de milho, representando outra riqueza do Município. Do lado esquerdo, dois pés de cana-de-açucar, representando uma das atividades do Município. Em baixo faixa com as cores amarela, nas extremidades, e branca no centro, com o nome de Carneirinho, pintado em vermelho e, mais abaixo, a data de emancipação do Município “28 de Abril de 1.992”, que é também a data de aniversário da cidade, escrita na cor preta.
Hino
Instituído como símbolo municipal pelo artigo 12 da Lei Orgânica de Carneirinho, tem como autores da letra e da melodia Almir e Rossi.
Áudio
Letra
Avante Carneirinho imortal
Quem te conhece não te esquece jamais
Tu és terra colossal
A porta de entrada de Minas Gerais
Solo abençoado por Deus
Orgulho dos filhos teus
Glória aos desbravadores
Ilustres pioneiro, homens trabalhadores
Que anteveram um futuro de sucesso
Na caminhada para o progresso
Avante Carneirinho imortal
Quem te conhece não te esquece jamais
Tu és terra colossal
A porta de entrada de Minas Gerais
Solo abençoado por Deus
Orgulho dos filhos teus
Teu chão é farto é fértil
Que produz tantas riquezas
E os seus rios e lagos Donos de grandes belezas
E o teu povo trabalhador
Confia no futuro cheio de esplendor
Avante Carneirinho imortal
Quem te conhece não te esquece jamais
Tu és terra colossal
A porta de entrada de Minas Gerais
Solo abençoado por Deus
Orgulho dos filhos teus
Ex-prefeitos
Primeira legislatura - 1993 a 1996
Durante a primeira legislatura do município de Carneirinho, exerceram o cargo de prefeito e vice-prefeito:
João Tiago de Queiroz - Prefeito
Olegário Francisco Queiroz - Vice-prefeito
Segunda legislatura - 1997 a 2000.
Durante a segunda legislatura do município de Carneirinho, exerceram o cargo de prefeito e vice-prefeito:
Cassio Rosa de Assunção - Prefeito
Osvaldo Paula Assunção - Vice Prefeito
Terceira legislatura - 2001 a 2004.
Durante a terceira legislatura do município de Carneirinho, exerceram o cargo de prefeito e vice-prefeito:
João Tiago de Queiroz - Prefeito.
José Guilherme da Silva - Vice-prefeito.
Quarta Legislatura - 2005 a 2008
Durante a quarta legislatura do município de Carneirinho, exerceram o cargo de prefeito e vice-prefeito:
Cassio Rosa de Assunção - Prefeito
Edson Luiz de Lima - Vice-prefeito
Quinta Legislatura - 2009 a 2012.
Sexta legislatura - 2013 a 2016.
Durante a sexta legislatura do município de Carneirinho, exerceram o cargo de prefeito e vice-prefeito:
Willian Martins Maia - Prefeito
Bertolino Felisberto de Almeida - Vice-prefeito.
Sétima legislatura - 2017 a 2020.
Durante a sétima do município de Carneirinho, exerceram o cargo de prefeito e vice-prefeito:
Cássio Rosa de Assunção - Prefeito.
Edilson da Silva Lima, vice-prefeito
Prefeito e vice-prefeito
Willian Martins Maia - Prefeito.
Bertolino Felisberto de Almeida, vice-prefeito