Símbolos Municipais
Bandeira
Instituída como símbolo municipal pelo artigo 12 da Lei Orgânica de Carneirinho, tem suas dimensões especificadas pelo artigo 1º da Lei 13/1993. Trecho da lei que institui a bandeira:
Fica criada a Bandeira de Município de Carneirinho, com as seguintes características: Um retângulo, medindo 1,40 m. x 2,00 m., com listas horizontais, nas seguintes cores: na parte inferior, verde, com 2,00 m. de comprimento e 0,40 m. de largura; logo acima, branca, com 2,00 m. de comprimento e 0,06 m. de largura; em seguida, azul, com 2,00 de comprimento e 0,20 m. de largura; mais acima, branca, com 2,00 m. de comprimento e 0,06 m. de largura; continuando, amarela, com 2,00 m. de comprimento e 0,10 m. de largura; por fim, branca, com 2,00 m. de comprimento e 0,58 m. de largura. Sobre as listas um triângulo equilátero, com 0,90 cm de base e 0,80 cm. de altura, na cor vermelha, tendo ao centro o brasão do Município, em tamanho proporcional ao triângulo.
Brasão
Instituído como símbolo municipal pelo artigo 12 da Lei Orgânica de Carneirinho, tem as dimensões especificadas pelo artigo 2º da Lei 13/1993. Trecho da lei que institui o brasão:
ARTIGO 2º.: Fica instituído, também, o Brasão do Município, de acordo com a seguinte descrição explicativa: Escudo repartido em cinco partes: no lado direito, na parte inferior, a maior riqueza do Município, o gado vacum; representado por uma cabeça de boi nelore, branco, com fundo vermelho; ao centro, um vale verde, circundado por águas azuis, com barco a vela com as seguintes iniciais: RG e RP, significando as confluências dos rios Grande e Paranaíba, formando o Rio Paraná; acima, outra atividade do Município, o algodão na cor branca representado por uma pluma, tendo ao fundo a cor cinza; no lado esquerdo na parte inferior um campo lavrado por uma charrua, na cor amarela/marron, com o céu azul, representando todas as atividades agrícolas do Município; acima, a cabeça de um carneiro branco, homônimo da cidade, com fundo vermelho. Sobre o escudo, uma coroa murral, na cor cinza, com três torres (brasão da cidade). No centro da torre uma pomba branca significando a graça alcançada pela emancipação. Enfeites laterais: do lado direito, um pé de milho, representando outra riqueza do Município. Do lado esquerdo, dois pés de cana-de-açucar, representando uma das atividades do Município. Em baixo faixa com as cores amarela, nas extremidades, e branca no centro, com o nome de Carneirinho, pintado em vermelho e, mais abaixo, a data de emancipação do Município “28 de Abril de 1.992”, que é também a data de aniversário da cidade, escrita na cor preta.
Hino
Instituído como símbolo municipal pelo artigo 12 da Lei Orgânica de Carneirinho, tem como autores da letra e da melodia Almir e Rossi.
Áudio
Letra
Avante Carneirinho imortal
Quem te conhece não te esquece jamais
Tu és terra colossal
A porta de entrada de Minas Gerais
Solo abençoado por Deus
Orgulho dos filhos teus
Glória aos desbravadores
Ilustres pioneiro, homens trabalhadores
Que anteveram um futuro de sucesso
Na caminhada para o progresso
Avante Carneirinho imortal
Quem te conhece não te esquece jamais
Tu és terra colossal
A porta de entrada de Minas Gerais
Solo abençoado por Deus
Orgulho dos filhos teus
Teu chão é farto é fértil
Que produz tantas riquezas
E os seus rios e lagos Donos de grandes belezas
E o teu povo trabalhador
Confia no futuro cheio de esplendor
Avante Carneirinho imortal
Quem te conhece não te esquece jamais
Tu és terra colossal
A porta de entrada de Minas Gerais
Solo abençoado por Deus
Orgulho dos filhos teus